quinta-feira, 16 de setembro de 2010

FOTOS E FOTOS

FOTOS E FOTOShttp://litaniart.files.wordpress.com/2008/01/paisagens-w04.jpg
Um dos pioneiros da Fotografia no Brasil foi o pintor e naturalista francêsradicado no BrasilAntoine Hercules Romuald Florence. Florence, que chegou ao Brasil em 1824, estabeleceu-se em Campinas, onde realizou uma série de invenções e experimentos. No ano de 1833 Florence fotografou através da câmera escura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Ainda que totalmente isolado e sem conhecimento do que realizavam seus contemporâneos europeus, Niépce e Daguerre, obteve o resultado fotográfico, que chamou pela primeira vez de Photografie Pela descoberta de Florence, o Brasil é considerado um dos pioneiros na Fotografia.
O início da fotografia no Brasil não se pode esquecer do Imperador Dom Pedro II, que foi um fotógrafo apaixonado. O abade Louis Compte em 16 de janeiro de 1840 quando aportou no Rio de Janeiro fez uma demonstração à Dom Pedro II da daguerrotipia (fonte: Jornal do Commercio, de 17 de janeiro de 1840, Rio de Janeiro). D. Pedro II, possivelmente tenha se tornado o primeiro fotógrafo com menos de 15 anos do Brasil, quando no mesmo ano de 1840 adquiriu um daguerreótipo, em Paris.
http://www.franca-turismo.com/imagens/paris-conciergerie.jpg
Augustus Morand , fotógrafo norte-americano (1815-1862), fez as primeiras fotos da família imperial do Brasil, isso ainda em 1840.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXjNoG_nOOI-7goCrnUscXiQQ12ALeOKgj8b4G7ud4dIvjpAbYetDxZ51bDR67JherX8D8eSoKKVfUYllmbHUWbKcS2gTZzJVPLp0RPGgR1MNlnw0-0O3S6LHauLWGVFYyWPyfV7u0xPYs/s400/DJo%C3%A3o_CarlotaJoaquina.jpg
Novas tecnologias chegam ao Brasil, trazidas por imigrantes radicados no Brasil, por exemplo o colódio úmido. Estúdios de retratistas se espalham pelas principais cidades brasileiras. O alemão Alberto Henschel abre escritórios em São Paulo, Recife, Salvador e no Rio e tornando-se no primeiro grande empresário da fotografia brasileira. Neste período também se destacam Walter Hunnewell, que faz a primeira documentação fotográfica da Amazônia, Marc Ferrez, que produz imagens panorâmicas de paisagens brasileiras, e Militão Azevedo, o primeiro a retratar sistematicamente a transformação urbana da cidade de São Paulo. E aindaVictor FrondGeorge LeuzingerAugust Stahl e Felipe Fidanza . Século XX
Na década de 1940 dá-se o ápice do Fotoclubismo, movimento que reunia pessoas interessadas na prática da fotografia como uma forma de expressão artística. Os primeiros fotoclubes surgem no início do século XX, mas somente a partir dos anos 1930 passam a ser decisivos na formação e no aperfeiçoamento técnico dos fotógrafos brasileiros. Principais fotoclubes: Photo Club Brasileiro, fundado no Rio de Janeiro em 1923, e o Foto Cine Clube Bandeirante, criado em São Paulo em 1939. Principais fotógrafos expoentes do fotoclubismo e alguns deles representantes do Movimento Moderno na fotografia: Thomas FarkasJosé Oiticica FilhoEduardo SalvatoreChico AlbuquerqueJosé YalentiGregori Warchavchik (também arquiteto), Hermínia de Mello Nogueira Borges,Nogueira BorgesGeraldo de Barros e Gaspar Gasparian.
A partir do pioneirismo publicitário de Chico Albuquerque, que fez fotos para a primeira campanha publicitária usando a fotografia em 1948, despontam novos autores como Bob WolfensonMarcio ScavoneArnaldo PappalardoClaudio ElisabetskyJ.R.DuranElla Durst.
Nos anos 1950 o Fotojornalismo é impulsionado pelas revistas O Cruzeiroe pelo Jornal do Brasil, que passam a dar destaque para a fotografia em suas páginas.
Assis Chateaubriand, diretor da revista o Cruzeiro, contrata Jean Manzon para a revista O Cruzeiro transformando-a na mais importante do país.
Oriunda do fotojornalismo da revista Realidade (1966), Veja (1968) e doJornal da Tarde (1966) surge outra leva de grandes fotógrafos, sendo os principais: Claudia AndujarWalter FirmoGeorge LoveDavid Zingg eLuigi MamprimLuís Humberto faz fotos irônicas sobre a situação do Brasil sob regime militar apesar do controle da censura. Estes fotógrafos se tornaram ícones da década de 1960 e influenciaram fotógrafos comoOrlando AzevedoPaulo LeiteEd Viggiani , André VilaronThiago Santana,José Bassit e André Cypriano.
Surgem na década de 1970 diversas oficinas e escolas de fotografia no país, como a Enfoco e a Imagem e Ação, em São Paulo, que impulsionam a fotografia de autor. Na falta de lugares especializados para exposições são criadas várias galerias, como a Fotóptica e a Álbum, e surgem grupos como o Photogaleria, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a intenção de inserir a fotografia no mercado de arte brasileiro.
O jornalismo independente das agências como a Focontexto, F4, Ágil, Fotograma e ZNZ, foi registrado por fotógrafos como Juca e Delfim Martins, Nair BenedictoRogério ReisJúlio BernardesRicardo Chaves,Assis Hoffman,Rosa GauditanoEmidio LuisiMilton GuranJoão Roberto RipperSergio Zalis, entre outros, que se destacaram na fotografia autoral. Pedro MartinelliCristiano MascaroOrlando Brito e Hélio Campos Mello somam-se aos destaques da fotografia autoral, ainda que trabalhando para as publicações tradicionais.
Há ainda os trabalhos cuja proposta é a inserção da fotografia com a arte estabelecida e vice-versa, representados por Otto StupakoffAnna Bella GeigerAntonio SaggeseCássio VasconcellosAlex FlemmingKenji Ota,Cris BierrembachVilma SlompGal OppidoClaudio FeijóMilton MontenegroPenna PrearoEustáquio NevesFlavya MutranMiguel Rio Branco e Vik Muniz, entre outros.
Nos anos 1980 a fotografia brasileira torna-se conhecida no exterior por meio da participação em exposições internacionais e da publicação do trabalho de fotógrafos brasileiros em revistas estrangeiras. Entre os principais nomes do período estão Sebastião Salgado, Cristiano Mascaro,Miguel Rio BrancoLuiz Carlos FelizardoHugo DenizartCláudio Edinger,Mario Cravo NetoArnaldo PappalardoKenji Ota e Marcos Santilli.
Em 1981, Sebastião Salgado é o único fotógrafo a registra a tentativa de assassinato do presidente norte-americano Ronald Reagan, o que lhe dá grande destaque internacional. A partir de então, Salgado, radicado na França, é reconhecido mundialmente como um dos mestres da fotografia documental contemporânea. Nos anos 1980 e 90 publica grandes fotorreportagens de denúncia social, em livros como Sahel: l’Homme en Détresse (1986), Trabalhadores (1993) e Terra (1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário